Um pequeno resumo sobre a vida do Babálôrixá Arájinan (Danilo D'Obaluaiê)
Um jovem de família humilde chamado Danilo dos Santos, nascido em Nazaré das Farinhas, interior da BAHIA. Foi criado em salvador até os seus 14 anos de idade pela sua Madrinha e Avó em quanto sua mãe trabalhava.
O jovem Danilo foi criado dentro de um Terreiro de Candomblé que pertencia a sua Avó, DONA MARIA NENEN D’OXUMARÊ-BESSEN, ao passar do tempo sua avó já estava um pouco doente onde mandou Jacidalva (mãe de Danilo) para MACAÉ um interior do estado do RIO DE JANEIRO para que ela pudesse dar uma vida melhor aos seus filhos.
Em 2003 sua mãe foi morar em Macaé, assim que sua vida ganhou uma pequena melhoria Jacidalva dos Santos (mãe de Danilo) resolveu traze-lo para morar com ela, Danilo viajou para Macaé em janeiro de 2005, deixando sua avó que já estava internada e familiares.
Por ser de menor idade não podia fazer nada pela sua adorável avó e assim teve que viajar para perto da sua mãe.
Ao chegar em Macaé Danilo logo foi conhecer a cidade sozinho enquanto sua mãe trabalhava, após andar muito o jovem se encantou por uma CASA DE SANTO que tinha achado próximo a sua casa.
Ao chegar em casa já a noite falhou com sua mãe que tinha visto um grande terreiro de candomblé, só que esse terreiro de candomblé também tocava Umbanda, assim foi passado para ele aonde ficou bem mais curioso para conhecer aquela casa e saber o que era a Umbanda, até porque aonde ele morava não tinha CASAS DE UMBANDA.
Sua mãe logo lhe indagou: - eu que já estou aqui a, mas tempo não vi uma casa de santo e você mal chegou já encontrou o XANGÔ MENINO, você pode até ir, mas não quero você enfiado lá dentro.
Assim Danilo fez, passou a frequentar o ILÊ AXÉ AIRÁ-INTILÉ mas conhecido como XANGÔ MENINO de Macaé e se consultar com uma ótima PRETA VELHA chamada VOVÓ MARIA REDONDA da médium JANETE D’OXUM e lá dentro Danilo foi fazendo amizades e conheceu a Cláudia que também se consultava lá, após um tempo indo ao Xangô Menino a Preta Velha pediu para que fizesse um Jogo de Búzios, onde foi marcado e foi realizado no dia 09 de dezembro de 2006 pelo BABÁLAWÔ JOSÉ JORGE D’OGUM, que lhe deu os seguintes santos: OBALUAIÊ com IANSÃ.
Danilo ainda ficou um tempo se consultando no Xangô Menino quando conheceu o BABÁLÔRIXÁ GILMAR D’OXÚM (IYÊMÔFÉRIJÃ) por intermédio de Luiz Henrique de Logun-Edé um dos médiuns trabalhadores do Xangô Menino e com isso Danilo passou a frequentar a casa do Babálôrixá Gilmar D’Oxúm que também pertencia ao AXÉ do Xangô Menino.
O jovem Danilo entrou para casa de Gilmar D’Oxúm o ILÊ AXÉ OMI YÊYÊ-Ô PONDÁ em julho de 2007 ao decorrer do tempo, o Babálôrixá Gilmar viu a necessidade que tinha em Danilo ser iniciado para o Santo e assim sentou-se com ele e lhe passou todas as informações, sendo uma delas o cargo de ser BABÁLÔRIXÁ.
Danilo tentou convencer o seu Babálôrixá e até mesmo o seu santo para que fizesse um BORI, imediatamente o seu Orixá negou-se a aceitar tal obrigação imposta na mesa de jogo, pôs ele queria a INICIAÇÃO (YAWÔ).
Após correr tanto da iniciação e ter que ficar careca, Danilo rendeu-se ao pedido do Pai Obaluaiê e assim fez a sua vontade que foi realizada em dezembro de 2009.
Danilo foi iniciado para o Orixá em dezembro de 2009 junto com o seu irmão de Barco Anderson de Xangô, após a saída de yawô (festa de apresentação do iniciado) passaram ser conhecidos pelas suas DIGINAS dentro do culto afro-brasileiro, O CANDOMBLÉ.
Danilo foi iniciado para o Orixá Obaluaiê e teve a sua digina de ARÁJINAN o seu irmão Anderson foi iniciado para o Orixá Xangô e teve a sua digina de OBÁLÔDÔNAN.
Em maio de 2012 o seu Babálôrixá veio a falecer, assim então Danilo procurou uma outra casa de santo para que pudesse dar continuidade a sua caminhada e foi para o ILÊ OMI AXÉ D’OXÚM que também pertencia ao ÈGBÉ AYRÁ-INTILÉ onde pagou a sua obrigação de TRÊS ANOS (ODÚ ETÁ), após várias conversas com o Sacerdote da casa onde pagou seu Odú Etá, sobre a sua necessidade de montar sua própria casa de Santo assim como o mesmo já estava ciente dês do momento que Danilo entrou na casa, mesmo assim o sacerdote negou-se a ajuda-lo aonde Danilo decidiu se desliga da casa e assim foi feito.
Em fevereiro de 2016 Danilo retirou os teus Orixás do ILÊ OMI AXÉ D’OXÚM e levou para sua casa onde ficou por dois meses guardado sem que sacerdote nenhum mexesse.
Após o período de dois messes Danilo decidiu retornar ao seu axé de origem entrando em contato com seu Tio o Babálawô JOSÉ JORGE D’OGUM (AKIN-HAZÃ) e seu Avô o Babálawô ÂNGELO D’OXUMARÊ (ALÁYÊ-DÃ) que lhe recebeu com muito carinho e lhe passou vários concelhos.
Após vários concelhos e várias reuniões foi decido que Danilo ficaria como filho do seu avô de Santo ALÁYÊ-DÃ e assim passou a dar início às obras da sua casa de santo.
Em 30 de Abril de 2016 foi dado início as obras da casa de santo em um local pequeno e humilde.
Em janeiro de 2017 Danilo foi apresentado como o mais novo BABÁLÔRIXÁ do ÈGBÉ AYRÁ-INTILÉ no ILÊ AXÉ T'OGUM-MEGÊ, casa comandada pela IYÁLÔRIXÁ GEISIELE D’OGUM (AGUMRÊTÍ).
Danilo tem uma ligação muito grande e respeito com o ILÊ AXÉ OGUM-MEGÊ casa que sempre ajudou ele em tudo que ele precisou e ajuda até hoje.
Em uma reunião com seu pai Alayêdã, em março de 2017 a sua casa passou a ter o nome de ILÊ AXÉ IJÍ ARAPANÃ.
O ÈGBÉ IJÍ ARAPANÃ foi consagrado e plantado os axé devidos em agosto de 2017, tudo realizado com muito axé, amor e prosperidade.
Em 24 de agosto de 2017 o sacerdote Arájinan tomou sua obrigação de cinco anos na casa do teu pai no ÈGBÉ AIRÁ-INTILÉ.
BÁBÁLÔRIXÁ
ARÁJINAN