Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.2/5 (153 votos)


ONLINE
3


Partilhe esta Página

 

 

Ègbé Ayrá-Intilé

-------------------------

Ègbé Xangô (Filial)

-----------------------------

Na Fé Bordados

---------------------------

Contas de Omilaré

---------------------------------------

 


Anel de Búzio.
Anel de Búzio.

AQUI E AONDE SE FALA

CADE O ANEL DE BUZIO NÓS DEKAS?

Os tempos já não são mais os mesmos. Depois da bandalheira que se tornou o candomblé brasileiro com muitas mudanças e pessoas que parecem serem pavões. E com uma mistura grotesca de cultos africanos primitivos dentro do candomblé. Podemos notar que muitas coisas importantes no candomblé que no passado era fundamental, hoje em dia são totalmente desconhecidas pelos iniciados de meia sola que nascem nós dias de hoje. Á alguns anos atrás a iniciação era completa com todos os rituais nascimentos etc. e tal é realmente também existia a marmotagem a picaretagem que sempre existiu até mesmo dos que vieram do passado. Mais pelo menos naquela época os sacerdotes e as sacerdotisas priorizavam e respeitavam o seu nome o nome de sua raiz. Porque naquela época se o nome fosse para a praça ou na lama seria a ruina do axé ninguém se quer iria prestigiar mais a casa. Diferente dos dias atuais pois quanto mais baderna mais bebida mais putaria mais drogas o axé e bom a cerveja e boa a casa e boa em si tudo e bom...

Nas mudanças ficaram coisas e rituais valiosos para o nascimento de uma yawô, tal como o símbolo do sacerdócio tanto aos sacerdotes masculinos como as sacerdotisas femininas o famoso o anel de ouro ou prata adornado com um búzio encima conhecido como anel do deká. Quantas pessoas não ralaram aprenderam passaram noites acordas limpando bichos de fundamentos criando yawô se submetendo muitas das vezes a distrato alheios é guardando seus trocados para pagar todas as obrigações de 1 ,3 ,5 é a de 7, ou seja, nas mudanças já sumiu certas obrigações tipo a de 5 que antigamente era uma contrapartida para amortecer os gastos com a obrigação de sete conhecida outrora como o deká. que hoje em dia já se tem vários nomes para a tal função da obrigação de 7.
Aonde meteram o anel de Búzio dos sacerdotes atuais?, será que foi extinto da religião ou somente porque os iniciados agora não são bem iniciados e perderam o direito do uso da joia ?, Pois pra quem não sabe na atualidade, quem carrega um anel de búzios e detentor de grade sabedoria e todo o seu nascimento completo estando apto para sacerdotar a quem for. 
Não se faz iniciação de meia sola faltando absolutamente tudo , É isso precisa urgentemente ser revisto. O candomblé em si..., não titulando todas as casas. Mais a maioria e só putaria bebedeira promiscuidade e drogas.
E hora daqueles que vão atrás de igualdade rever realmente pelo que lutam e exigirem do governo federal e do ministério público, porque a atrapalhada começa por nós mesmo em aceitar e ainda ir bater palmas pra pessoas que sabemos que nem água de chuva teve na cabeça, fechar os olhos e estar assinando o fim do candomblé de raiz brasileira com traços africanos.
(quem quiser ai formate e me envie no bate papo)

Olojé Ikú Ikê Obarainan